CONHECIMENTO

Diferença entre FCL e LCL

O FCL (Full Container Loaded), como o nome já diz, indica que a carga do exportador é referente a totalidade do contêiner, podendo ou não representar a capacidade total. Se o exportador não tiver carga o suficiente para preencher um contêiner, mas mesmo assim optar pelo uso exclusivo deste contêiner apenas para o transporte de sua mercadoria, o conceito FCL será utilizado.

Já o LCL (Less Container Loaded), também é chamado de cargas soltas consolidadas e indica que o contêiner estará carregado com cargas de distintos exportadores, ou seja, quando uma carga não preenche um contêiner por completo por não ter material suficiente, compartilha-se o transporte com outras cargas, pagando somente o espaço utilizado, até que o mesmo atinja sua capacidade máxima, viabilizando o frete. Assim que os produtos são descarregados, cada exportador tem a responsabilidade de cuidar da sua mercadoria.

Qual a melhor opção?

Não existe melhor opção definida, pois tudo depende das características de cada produto, de cada exportador, variáveis de tempo e valor, documentação entre outros. Ou seja, a melhor opção será a que melhor se adequa ao processo logístico efetivo de cada mercadoria, podendo ser FCL em alguns casos, e LCL em outros.