Greve do Caminhoneiros

Fim da Greve dos Caminhoneiros

No início da noite de ontem (08/11/2021), a greve dos caminhoneiros foi dada como encerrada durante a reunião entre o SINDICAM (Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada Santista) e transportadoras de pequeno e médio porte que discutiram um acordo de reajuste nos valores de frete. A reunião que ocorreu na sede do SINTRAPORT (Sindicato dos operadores e trabalhadores portuários de Santos) terá uma nova edição no dia 20 do próximo mês.

Durante a semana de greve

No primeiro dia do mês de Novembro, a greve dos caminhoneiros tomou início com pouca adesão e força muito menor do que se esperava. Ainda sim, o Porto de Santos foi extremamente afetado, visto que os grevistas se concentraram na porta dos terminais, impactando diretamente as operações. Outro ponto, que levou as transportadoras a recolherem as frotas e aguardar a greve passar foram os eventos de vandalismo que ocorreram durante a semana, variando desde pedradas em para-brisa, até ateamento de fogo em alguns casos.

Uma força tarefa de cerca de 200 homens, formou um corredor de segurança até a serra do Mar e contou com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Portuária que trabalharam juntos para garantir o escoamento de cargas nos poucos veículos que estavam carregando.

Das pautas dos caminhoneiros, o reajuste da tabela de frete é a única que pode ser considerada como vitória para a categoria, visto que até o momento não houve posicionamento do governo em relação as demais. Vale lembrar que essa nova tabela reajustada não corresponde a tabela oficial da ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres), o que pode resultar na falta de fiscalização dos valores nas rodovias (algo que os próprios caminhoneiros estavam exigindo).

Hoje 09/11/2021, o Porto de Santos opera normalmente sem concentração de grevistas nas portas dos terminais e sem indícios de vandalismo nos arredores, que segundo o SINDICAM, nunca fizeram parte da greve.

Informações retiradas das fontes abaixo:

https://www.atribuna.com.br/cidades/geral/greve-dos-caminhoneiros-chega-ao-fim-apos-uma-semana-de-mobilizacao-no-porto-de-santos

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/11/08/caminhoneiros-autonomos-que-atuam-no-porto-de-santos-sp-encerram-greve.htm

Imagem retirada do link abaixo, seguindo as normas de Licença Creative Commons:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PRF_faz_opera%C3%A7%C3%A3o_especial_para_fiscalizar_caminh%C3%B5es_que_descem_a_Serra_do_Mar_entre_PR_e_SC_(24572638782).jpg